uk

Investigação

A área científica de TTCE tem vindo a participar em projectos nacionais e internacionais, quer como "leader" do projecto quer como parceiro. Estes projectos cobrem diferentes domínios da Engenharia Mecânica, como Energias Renováveis, Combustão, Transmissão de Calor, Mecânica de Fluidos, Climatização, Transportes. Os docentes do DEM estão ligados às seguintes unidades de investigação:

IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica
IN+ - Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento
MARETEC - Centro de Ambiente e Tecnologias Maritimas
ICIST - Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção

A prestação de serviços e a participação nos projectos europeus constituiram fontes de financiamento para a aquisição de equipamento existente no Departamento, o qual é utilizado no ensino e na investigação.

Os projectos comunitários em que a TTCE esteve envolvida a partir de 2000, bem como os que actualmente decorrem estão indicados na tabela abaixo. 

Titulo do Projecto Programa Coordenador Parceiros Início e fim Descrição sucinta
ICEMAN – Development of Improved Combustion Engineering Models JOULE MBEL (UK) IFRF (NL), ICSTM (UK) 1997–2001 Desenvolvimento e teste de modelos para libertação de voláteis e combustão de carvão e comparação com dados obtidos no projecto.
INDIA – Inlet Dynamics Initiative: Algarve MAST Univ. Liverpool (UK) IST, IMAR, IH (PT), POL, U. Bordéus (FR) 1997-2000 Estudo da interacção entre a hidrodinâmica e o transporte de sedimentos na vizinhança de barras costeiras com vista a desenvolver métodos de previsão de alterações geomorfológicas
EXSYS II – An expert system for optimal insertion of intensified energy saving technologies in industrial processes JOULE Air Liquide (FR) IST (PT), UMIST (UK), U. Liege (BE), U.Patras (GR), TNO (NL), SOFRESID (FR) 1998-2000 Desenvolvimento de um sistema informático, software e hardware, para optimizar o consumo energético de processos industriais através da análise EMR (Energia Mínima Requerida) e pinch point.
Islay LIMPET wave Power Plant JOULE Queen's Univ. Belfast (UK) QUB, IST, Wavegen Ireland, Charles Brand 1998-2001 Projecto e Construção de central piloto de energia das ondas do tipo OWC
Fuel Cell Bus for Berlin, Copenhagen and Lisbon, Phase I THERMIE Senado de Berlim (DE) Senate of Berlin, BVG, MAN, Air Liquide, Copenhagen Transport, IST, CARRIS, Ar Liquido, Innotec 1998-2001 Construção e utlização nas cidades de Copenhague, Berlim e Lisboa de um autocarro a hidrogénio líquido e pilha de combustível - FASE 1
Mill Fire – The Prevention of Mill Fires and Explosions ECSC ICSTM (UK) ABB-Alstom Energy (Ex-EVT) (DE), EVN (AU) 1999–2002 Aplicação de modelo de cálculo de trajectórias a uma geometria simplificada de um moinho de carvão. Análise de condições de explosividade.
Application of reburning technology for NOx abatement in solid fuel boilers in Europe and CIS. THERMIE NTUA (HE) IST (PT), MBEL (UK), VTU (RUSSIA) 1999-2000 Demonstração da tecnologia de reburning na redução das emissões de NOx com ensaios em indústrias europeias detentoras de caldeiras.
ECO - Improvement of efficiency and economics of integrated gasification combined cycle power plants by optimisation of the bottoming cycle THERMIE U. Essen (DE) IST (PT), SIEMENS (DE), PreussenElektra (DE) 1999-2000 Demonstração da potencialidade de optimizar o rendimento de centrais IGCC através da optimização do ciclo de vapor. Análise das melhorias possíveis do ciclo de gás e do gaseificador.
PIOWC – Performance Improvement of OWC Power Equipment JOULE IST (PT) EDA, QUB, U. Limerik, U. Reading (UK), INETI (PT), JRC 1999-2001 Validação dos métodos de projecto, análise do equipamento de conversão de energia e optimização do controlo
FLOXCOM – Low NOx FLOX Combustor for High Efficiency Gas Turbines ENERGIA Technion Israel IT Imperial College STM, CINAR (UK), IFTR (PL), Ansaldo Ricerche (IT), B&B AGEMA Gmbh, RWTH Aachen (DE) 2000–2003 Desenvolvimento de uma pequena câmara de combustão para turbinas de gás, permitindo um funcionamento estável e fiável a elevadas temperaturas e assegurando baixas emissões de NOx (tipicamente inferiores a 20 ppm)
SLAGMOD – Slagging and Fouling Prediction by Dynamic Boiler Modelling ENERGIA IVD-US (DE) T.U. Delft (NL), NTUA (HE), Abo Akademi Univ. (FIN), Vattenfal AB (SW) 2000–2003 Desenvolvimento e aplicação de modelos de monitorização de transferência de calor em caldeiras utilizando biomassa. No âmbito deste projecto foram instalados protótipos do modelo desenvolvido em duas centrais na Suécia da Vattenfal (Uppsala e Nykoping) e
BIOFLAM - Advanced Solid Fuel Characterisation for Pulverised Combustion Systems ENERGIA IFRF (NL)  MBEL, ICSTM (UK), NTUA, PPC (HE), Inst. Power Engineering (PL), ECN, KEMA (NL), U. Salerno, U. Pisa, ENEL (IT),U. Clausthal, IVD, RWE (DE), TU Denmark (DK) 2000–2003 Desenvolvimento de modelo de libertação de voláteis (CPD) aplicado a biomassa e teste do mesmo.
LVCB – Development of a Burner for Low Volatile Coal Combustion ENERGIA MBEL (UK) ICSTM (UK), IVD (DE), ENEL, U. Pisa (IT), EDF (FR) 2000-2003 Aplicação de modelo a queimadores utilizando carvões com baixo teor de voláteis e análise do processo de ignição das partículas.
ISB2000 – Innovative Supercritical Boilers for Near Term Global Markets ENERGIA MBEL (UK) Siemens (DE), PowerGen (UK), ENEL (IT) 2000-2002 Comparação de três tipos de concepção de fornalha para ciclo supercrítico. A análise efectuada pelo IST centrou-se na eficiência de combustão, formação de NOx e transferência de calor por radiação.
Determining the potential in energy and environmental effects reduction of air conditioning systems taking into account system conception and equipment and thermal loads curves SAVE IST (PT) ISI-FhG (DE), IED (FR), U. Athens (HE) 2000-2001 Estudo das poupanças energéticas em função de diferentes senários de utilização de equipamento de AVAC
NGT - New Combustion Systems for Gas Turbines ENERGIA Gaswärme-Institut Essen, e.V. (DE) U. Bochum, RWTH Aachen, ITM , DZ Luft und Raumfahrt WS Wärmeprozesstechnik GmbH (DE), Ansaldo Ricerche (IT), Delft UT (NL), DGT Centre (DK), Microturbo Groupe Snecma SA (FR), ALSTOM Power Sweden AB (SE) 2001–2004 Desenvolvimento de câmaras de combustão para turbinas a gás baseadas no princípio de combustão sem chama visível ou de combustão com estagiamento do ar de combustão e satisfazendo os seguintes objectivos: redução das emissões de poluentes, aumento da efic
OREMA – Integrated Efficiency and Environmental Optimisation of Power Plants ENERGIA Iberdrola (SP) EDP (PT), CESI (IT), Alstom Power (UK) 2001-2003 Aplicação de modelo de monitorização e de simulação para análise da influência dos parâmetros de operação no desempenho da caldeira. Uso de redes neuronais para as emissões.
Biomass residues utilisation as fossil fuel substitute for power generation and district heating in the Mediterranean region Altener NTUA (GR) CRES (HE), RENAGRI (IT) 2001–2002 Estimativa das quantidades de resíduos de biomassa lenhosos disponíveis para poderem ser utilizados para produção de energia.
VFCPP – Virtual Fuel Cell Power Plant ENERGIA Vaillant(DE) PlugPower, Gasunie (NL), Cogen (BE), DLR, Siscalor (ES), Ruhrgas, EON, TEE (DE) 2001–2005 Operação de protótipo de uma instalação de cogeração utilizando uma pilha de combustível.
CUTE – Clean Urban Transports for Europe – projecto de demonstração 5ºPQ Daimler Chrysler (DE) Dainler Chrysler, Evobus, BP, Shell, Linde, Hydro, Hydrogenics, Vattenfall, IKP, MVV, PE Europe, IST, POLIS, Sydkraft, Planet, Statkraft, Hochbahn, SSB, STCP, GVB, TMB, GVB,. 2001-2005 Projecto de demonstração de autocarros a hidrogénio e pilha de combustível, envolvendo 9 cidades e 27 autocarros.
Fuel Cell Bus for Berlin, Copenhagen and Lisbon, Phase II THERMIE Senado de Berlim (DE) Senate of Berlin, BVG, MAN, Air Liquide, Copenhagen Transport, IST, CARRIS, Ar Liquido, Innotec 2001 - 2003 Construção e utlização nas cidades de Copenhague, Berlim e Lisboa de um autocarro a hidrogénio líquido e pilha de combustível - FASE 2
Fire Star: decision support system for fuel management and fire hazard reduction in Mediterranean wildland - urban interfaces Environment INRA (FR) INRA, ONF, ARMINES, MTDA, UM-UNIMECA, UC-SPE, UP-IUSTI, CSTB (FR), LANL, USFS (EUA), VTT (FN); INIA, XG-CIFL, UC3M (ES), IST, UTAD (PT), UC-NSW (AUS) 2002-2005 Estudo da ignição e propagação de fogo na interface florestal-urbana, com vista a definição de critérios de gestão dessa interface
EUFIRELAB, wall-less Laboratory for wildland fire sciences and technologies in the Euro-Mediterranean region Environment INRA (FR) Austrália (1), Espanha (12), Finlândia (2), França (11), Grécia (5), Itália (6), Portugal (4), Suiça (1) 2002-2006 Criação de um "Laboratório sem paredes" congregando as principais unidades de investigação em fogo florestal na Europa
Acção concertada em energia dos oceanos 6ºPQ Ramboll (DK) IST, WEC, INETI e outras 37 instituições europeias 2003-2007 Rede de divulgação e coordenação na área das energias do oceano
ARMAS - Phase II: Active Road Management Assisted by Satellite – Agência Europeia Espacial ESA Skysoft (PT) Skysoft, BRISA, AutoEstradas do Atlântico, SETCOM, IDMEC, Lusoponte, Mapflow, Fraunhof Institute, Grundog, PT Inovação 2003-2005 Construção de um protótipo Proof-of-concept de um dispositivo usado a bordo de veículos automóveis que permita a comunicação com um sistema centralizado de gestão de estradas.
MIGREYD – Modular IGCC Concepts for In-Refinery Energy and Hydrogen Supply ENERGIA U. Essen (DE) SIEMENS AG/KWU (DE), IST (PT), ELCOGAS (ES), ECN, Continental Engineers (NL) 2004-2006 Optimização do ciclo IGCC com integração de produção de H2 para pilhas d combustível
ProMot - Promotion of Efficient Electric Motor Systems SAVE CRES (HE) ADENE (FR), DEA (DK), EVA, FAST (IT), FhG (DE), IST, ADEME (PT), NTUA (HE), SEMAFOR (SW), Eurovent, JRC 2004-2006 promoção de tecnologia associada a equipamento diverso (motores, bombas, chillers) no âmbito do Programa Motor Challenge
NEMESIS - New Method for Superior Integrated Hydrogen Generation System ENERGIA DLR (DE) HYGEAR, BALLAST NEDAM (NL), UMICORE (DE), REPSOL (ES), CERTH/CPERI (HE), NJUT (China). 2005–2008 Apoio na concepção e desenvolvimento de queimador para mistura de H2/CO/CH4 e sua integração em reformador para gás natural ou pré-reformado de combustíveis líquidos. Teste de hidretos metálicos para purificação de hidrogénio e para compressão.
An innovative approach of integrated wildland fire management regulating the wildfire problem by the wise use of fire: solving the Fire Paradox 6ºPQ ISA (PT) Alemanha (1), Eslovénia (1), Espanha (7), Finlândia (2), França (7), Grécia (3), Itália (2), Marrocos (1), Polónia (1), Portugal (3), Reino Unido (2), Suiça (2), Tunísia (1) 2006-2010 Uso do fogo como uma ferramenta integrada de gestão relativa aos incêndios florestais
ARMAS - Phase III: Active Road Management Assisted by Satellite – Agência Europeia Espacial)  ESA Skysoft (PT) Skysoft, BRISA, AutoEstradas do Atlântico, SETCOM, IDMEC, Lusoponte, Mapflow, Fraunhof Institute, Grundog, PT Inovação 2006 – 2009 Construção e teste de equipamentos usados a bordo de veículos automóveis para comunicação com um sistema centralizado de gestão de estradas e infraestrutura de suporte.