|
A importância da Mecânica de Fluidos
Mecânica dos Fluidos compreende a estática e a dinâmica dos fluidos estando contida nesta última a aerodinâmica. Mecânica dos Fluidos é uma área relevante em múltiplos problemas de engenharia que transcendem o âmbito da engenharia mecânica, ou aeroespacial abrangendo também as áreas das engenharias ambiental, naval, química, civil, e acrescida mente em engenharia biomédica. As questões concretas que se colocam ao engenheiro no âmbito da Mecânica dos Fluidos podem ser muito diversas. A título de exemplo, pode citar-se
- Projecto de optimização da forma para redução de resistência aerodinâmica ou hidromecânica.
- Projecto de motores, foguetões, ou outros sistemas propulsores
- Projecto, operação e manutenção de turbinas eólicas
- O projecto, operação e manutenção de turbomáquinas, bombas, ventiladores, turbinas hidráulicas ou a gás.
- Projecto, operação e manutenção de redes de condutas
- Projecto de optimização da mistura multifásica em processos industriais, etc.
- Projecto, operação de sistemas de ventilação industrial, climatização e conforto térmico.
- Projecto de optimização de órgãos artificiais ou equipamentos relacionados com bio fluidos.
Problemas de Mecânica dos Fluidos encontram-se virtualmente em todos os processos que envolvam escoamentos de fluidos. No século XXI o uso do computador em todos os aspectos da engenharia possibilita a solução das equações fundamentais de Mecânica dos Fluidos em geometrias muito complexas e realistas. Consequentemente a par das bases teóricas e da experimentação a simulação computacional de escoamentos de fluidos é um meio fiável, barato e rápido, em muitos estudos e projectos de engenharia. Aos alunos é dada sólida formação nestes 3 vertentes de Mecânica dos Fluidos. A capacidade de aplicação desses conhecimentos constitui um contributo indispensável para a formação sólida de um Engenheiro Mecânico, a qual é assegurada pela Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia do DEM.
A Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia tem desenvolvido trabalho de investigação em Mecânica dos Fluidos quer a nível fundamental quer aplicado. A nível fundamental, esse trabalho tem incidido particularmente em escoamentos turbulentos, hidromecânica, propulsão e turbo máquinas e aerodinâmica. A investigação é publicada regularmente em revistas internacionais de índole de mecânica dos fluidos, computacional, teórica ou experimental A nível aplicado, e nos últimos 15 anos, a investigação tem incidido sobre a participação em projectos europeus nos domínios da Aeronáutica ou da Energia nos programas, FP5, FP6 e FP7.
|